Hoje a palavra de ordem é: EX. Este pequeno prefixo a um certo ponto da nossa vida acabamos por aprender o significado. Dos ex não podemos fugir, mais cedo ou mais tarde cruzamos com um e é preciso ter calma e sangue frio. Um noivado, namoro, casamento, convivência, mesmo uma história passageira…não importa. Tanto atual, sempre atual, ao ponto de terem feito um filme.
Pesado ou evanescente, portador de boas lembranças ou somente de sofrimento, o quesito permanece sempre o mesmo: é possível manter uma amizade com um ex? Existe amizade depois do amor? Existem várias escolas de pensamento sobre isso, a mais difundida diz que amizade e ex são duas palavras que na mesma frase causam arrepios. Já outra, suportada por válidos exemplos, predica o afeto eterno entre os ex apaixonados, que transformam um sentimento intenso em outro igualmente intenso mas de natureza diferente.
Logicamente depende muito de como termina o relacionamento. Acredito muito pouco provável manter uma sincera relação de afeto e estima com o ex marido que com todos os advogados do mundo tenta levar os filhos, cães, gatos, casa e serenidade, enquanto que não é impossível - mas é preciso muita boa vontade - conseguir com o tempo transformar um grande amor em uma grande amizade que continua, se a história atinge naturalmente o seu fim. Quando um belo dia se olha nos olhos e se descobre mais amigos do que amantes, e se continua a querer uma pessoa fantástica na própria vida, mesmo se com um papel diferente.
Alguns dizem que sim, e querem com as suas experiências provar que é possível. Outro, dizem que não também por causa das experiências pessoais ou por pura convicção, uma decisiva negação. Pura e simples, sem nem mesmo ter tentado.
Pode depende muito de como termina um relacionamento, mas se é possível ou não estabelecer - ou reestabelecer - uma amizade com um ex-namorado permanece um assunto muito difícil, digno dos capítulos mais obscuros da ciência das relações humanos, uma disciplina muito complicada e não codificada.
Nos já tínhamos tentado descobrir algo mas o assunto continua quente, especialmente com a chegada do verão e a necessidade de substituir velhos amores por outros novos. Então, perguntamos: a amizade será sempre marcada pelo rancor e constrangimento? Será como voltar ao Éden, após a descida ao inferno? Como imaginar uma eventual, sempre que possível, amizade com seu ex? Você já passou por isso?